Dias
Horas
Minutos
Segundos

Cursos

 

Sala A – Gestão de complicação no tratamento de Radioterapia
30 Maio, Hotel Vila Galé Évora, 17 – 19h30

A radioterapia externa é uma modalidade terapêutica importante no tratamento de diversos tipos de cancro. Os efeitos secundários podem surgir como resultado deste uma vez que as altas doses de radiação utilizadas para eliminar as células tumorais podem também lesar as células saudáveis na área irradiada. Apesar de todos os avanços tecnológicos, a toxicidade cutânea continua a ser um problema de primeira linha na prática clínica e um desafio para os enfermeiros na sua prevenção e gestão.

Este curso de cariz teórico e prático tem como objetivo:
– Adquirir conhecimentos básicos sobre o tratamento de radioterapia;
– Aprofundar conhecimentos sobre radiodermite;
– Adotar as melhores estratégias de cuidado perante um doente submetido a radioterapia.

Serão analisados vários aspetos como os Princípios básicos e mecanismo de ação do tratamento de Radioterapia, a problemática da Radiodermite e discussão de casos clínicos.

Será um momento de aprendizagem a todos os enfermeiros, mesmo os que não lidam diretamente com este tratamento, mas que necessitam de complementar a sua formação numa área que atualmente e no futuro se utiliza mais no tratamento do cancro.

Inscrições limitadas a 20 pessoas.

Poderá submeter a sua inscrição aqui.

 

Sala B – Gestão Nutricional em Oncologia
30 Maio, Hotel Vila Galé Évora, 17 – 19h30

A nutrição em oncologia é atualmente uma das medidas não farmacológicas mais importantes na prevenção da doença oncológica assim como a modulação de sintomas durante os tratamentos de radioterapia, quimioterapia e remissão da doença.

Reconhecer as melhores estratégias nutricionais, desmistificar ideias preconcebidas e mitos da nutrição em oncologia são os principais objetivos desta formação, com reflexo numa prática clínica eficaz e de promoção da qualidade de vida nos nossos doentes e família. Qual o papel das equipas multiprofissionais e especificamente dos enfermeiros oncologistas na definição das melhores estratégias clínicas faz desta formação teórico-prática importante na sua atividade diária.

Apoio à formação: Fresenius
Inscrições limitadas a 10 pessoas.

Poderá submeter a sua inscrição aqui.

Acreditação

Patrocínio Institucional

 
 

Major Sponsors

 
 

Sponsors

 
 

Suporter